Monte sua Sala com a Adapta Fácil
A empresa Adapta Fácil, localizada em Teresina -Piauí, conta com uma equipe de fisioterapeuta, arquiteto e desenhista especializado na consultoria, criação e montagem da sua sala de Integração Sensorial. Esta sala é voltada para o atendimento especializado de diferentes áreas profissionais: fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, dentre outros.
A Terapia de Integração Sensorial tem como princípios:
- A terapia é um processo dinâmico que envolve a participação efetiva da criança;
- Os estímulos sensoriais são controlados para eliciar uma resposta adaptativa;
- A graduação de desafios permite a consolidação e o amadurecimento de comportamentos;
- O ambiente terapêutico proporciona suporte emocional e variabilidade de oferta sensorial;
- Promove o controle postural, o planejamento motor e a organização do comportamento;
- As atividades sensoriais têm componentes lúdicos e significativos.
A Integração Sensorial utiliza equipamentos suspensos e de solo a fim de estimular movimentos e sensações variados, e os recursos sensoriais devem ser muito versáteis, de modo que permitam exploração, criatividade e planejamento com base nas informações sensoriais.
Considerações necessárias para montar-se uma Sala de Integração Sensorial
– Tipo de paciente a ser atendido
Se além dos pacientes com distúrbios neuromotores houver também crianças com autismo, deficiências visuais, intelectuais, psico-sociais, precisaremos tomar atenção a algumas importantes características dessas deficiências. Por exemplo, algumas crianças com deficiências sensoriais apresentam: desatenção, hiperatividade, falhas na orientação espacial e percepção de figuração fundo, entre outras. Portanto, as estruturas para os Sistemas de Integração Sensório-Motora ou Integração Sensorial deverão ser fixadas nas paredes, chão ou tetos, dependendo da construção do local, para evitar choques físicos e sensório-perceptivos. Normalmente as estruturas metálicas poderão, quando estão no meu do caminho, ser alvo de impacto por parte de crianças desatentas, agitadas, ou ausentes.
B – Local a ser implantada a sala
Algumas perguntas são de muita importância ao escolhermos uma sala para a Integração Sensorial:
:: Qual é área destinada para essa finalidade?
:: Qual é o tipo de piso, de construção das paredes: alvenaria: tijolos de barros não perfurados, tijolos de barros baianos (furados), blocos de cimento (onde se adiciona concreto). Se há vigas de concreto, cantos, etc. Onde estão os rodapés, molduras de gessos, e como é o teto: se de gesso ou de concreto, laje. O tipo de construção irá determinar onde será fixado o sistema. Se puder ser colocado no teto (que deverá ser de concreto ou laje) será a melhor solução, pois ocupará menos espaço.
:: Planta do local, discriminação de presença de portas e janelas e suas medidas correspondentes, determinaram claridade, fluxo de entrada e saída de pacientes, e servirão de referências para distâncias do Sistema
:: Fotos de vários ângulos para ajudar a concluir a visualização do local.
:: O piso também não deverá ter obstáculos ou rugosidades, e de preferência deverá receber um material anti impacto, liso, térmico e fácil de ser higienizado.
Assim, após o levantamento de todas as necessidades do terapeuta, será Projetado uma Sala de Integração Sensorial e o Check List de todos os equipamentos necessários para o melhor atendimento do seu paciente.
Para maiores informações, entre em contato conosco!
(86) 3223 1957 / (86) 9 8888 1957
contato@adaptafacil.com.br